quarta-feira, 10 de junho de 2009

Pontuação

Lembro-me que quando era pequenina, a minha avó me contava histórias para adormecer. Lembro-me de me deitar com ela e pedir a história da coruja. Lembro-me de outras histórias em que a velhinha conseguia sobreviver ao homem mau ou daquela em que os filhotes de um qualquer animal que não me lembro conseguiam escapar às garras do predador. Mas não me lembro dos romances. Acho que nunca ninguém me contou um romance para adormecer. E hoje, agradeço por não me terem mentido com contos de fadas e finais felizes.
Eu escrevo a minha história. Meto os pontos e as virgulas porque eu é que sei o que é que tem fim. E à noite quando adormeço aperto os dedos uns contra os outros e odeio-me a mim mesma. Tenho, afinal de contas, graves problemas de pontuação.

8 comentários:

Rita disse...

Ainda acredito, e falando com a minha irremediável mania de sonhar, que os "contos de fadas" e os finais felizes existem. Mas é necessário, antes de aparecerem, que nos surjam na vida histórias menos bonitas, mais incompletas, com finais menos felizes. E só assim podemos dar valor aos ditos "contos de fadas", e só assim teremos um dado para comparação, para ver quem é "o tal" e quem são "os outros", e só assim poderemos ver quando nos entregar, de corpo e alma, e criar assim o nosso verdadeiro conto de fadas :) *

Débora disse...

mas são esses problemas de pontuação que te ensinam a crescer, a superar cada meta que a vida te impõe.
beijinhos catarina.

A Feia disse...

Engraçado que, se fosse outra pessoa qualquer, muito provavelmente, odiaria o mundo. Puro e simplesmente por ser esse o caminho mais fácil. É sempre tão mais simples culpar tudo e todos pela nossa própria 'miséria'. Mas tu não. Tu teimas em odiar-te. Experimenta amar-te, respeitar-te, ouvit-te. Admira-te, Catarina. É o que eu (te) faço. Escreve a tua história. Com vírgulas, travessões, reticências e pontos finais. Escreve-a com a pontuação que quiseres, mas não te esqueças de vivê-la.


Feia. <3

Vanessa disse...

Gugu é o teu carro? ahah
Gugu era o meu cão que o morreu a 3 anos, tinha-o desde pequena mesmo :( .

Beijinhos <3@

Lau disse...

A minha vida são reticências quando preciso de um ponto final, um ponto final quando preciso de reticências. Aliás, nem sei como acabar este comentário, se com reticências ou um ponto, talvez uma interrogação seja melhor, o que é que achas?
Enfim, não te aprumes nas vírgulas, tem antes a certeza de que não deixas nada por escrever.

anna. disse...

Gostei tanto deste teu texto (:
Está tãão bonito.
Pois o meu, e talvez o de todos, é termos problemas de pontuação nas nossas vidas, mas só errando conseguimos perceber os erros e aprender com eles.
beijinhos,

anna, disse...

Concordo contigo (:
Acho que são estas pequenas séries com mensagens importantes, que por vezes nos fazem pensar mais e formar a nossa opinião sobre certos assuntos.
Por vezes, como tu disseste, são mesmo as mais pequenas coisas que nos alteram a vida para sempre.

Vanessa disse...

quando é que te ponho a vista em cima? :|